DOC
Região produtora de elevada qualidade de vinhos.A zona IPR de Portalegre produz muito bons vinhos, sendo os tintos de melhor qualidade. Encorpados, alcoólicos, são vinhos para se beber com certa cautela.Envelhecidos, ganham um aveludado e um bouquet que os torna inconfundÃveis.Da Adega Cooperativa salienta-se o tinto Portalegre VQPRD, o Tapada do Chaves, e o Morgado do Reguengo.A zona IPR de Borba produz bons vinhos brancos e tintos. A Adega Cooperativa com o Borba e o Convento da Vila, a Sovibor com o VQPRD Borba e o seu tinto Adega do Passo, prestigiam a região. Salienta-se ainda a reserva Horta do Rocio e o Garrafeira da Quinta do Carmo, que exibem a boa qualidade dos vinhos alentejanos.A zona IPR de Redondo mantém a tradição dos vinhos alentejanos. A Adega Cooperativa tem bons tintos: o garrafeira Lavrador e o Porta da Ravessa. A Roquevale marca a sua presença com o Vinho do Redondo VQPRD. Salienta-se ainda os vinhos obtidos na Adega da Cartuxa: o Cartuxa branco, o Cartuxa branco estagiado em madeira e o Cartuxa tinto. Recentemente ressuscitado o Vinho de Pêra Manca, branco e tinto, excelente.A zona IPR de Reguengos é uma região que se vem impondo devido à acção da Adega Cooperativa, com os seus brancos e tintos, especialmente as reservas de Reguengos e Terras d’El Rei. A Finagra, na Herdade do Esporão marca presença com o Esporão e o Monte Velho.A zona IPR da Vidigueira, produz vinhos tintos e brancos, sendo os brancos de maior nomeada.A Adega Cooperativa possui o Vila das Gamas e Navegante, brancos e tintos.
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Alentejo" abrange o conjunto das áreas geográficas das sub-regiões: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja/Amareleja e Moura.
27 janeiro, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Além disso esta propaganda só serve para a terra ser invadida, o que não me parece grande ideia (duvido que isso contribuisse para o seu desenvolvimento).
Enviar um comentário